Desentupimentos em condomínios: saiba tudo! (3/3)

Nesta série de artigos, estamos a falar sobre os desentupimentos em condomínios, um problema bastante comum e que costuma causar muitos atritos entre os moradores. Se você perdeu as outras partes, acesse aqui a primeira, e aqui a segunda.

A manutenção e os desentupimentos em condomínios

Como dissemos, a manutenção é fundamental para que o seu condomínio não venha a enfrentar problemas futuros. Além de manter as tubagens em perfeito estado de limpeza, não se esqueça de também realizar a limpeza das caixas de gordura, de inspeção e de esgoto dos prédios. Esses são itens muito importantes para que a rede de esgoto de todo o condomínio funcione perfeitamente.

Além disso, muitos edifícios sofrem com o uso de tubagens antigas que podem gerar vários incômodos como rompimento, fugas, contaminação por ferrugem, entre outros. Por isso, o ideal é contratar uma equipa de canalizadores para realizarem uma inspeção em suas tubagens, em geral através de câmaras de vídeo.

Eles irão analisar a situação das tubagens da área comum e, caso seja necessário, irão indicar a troca. Em edifícios muito antigos é aconselhável que se faça a troca das tubagens de chumbo e ferro por materiais mais novos como PVC, que também são mais resistentes a pressão da água e evitam corrosões, fugas e contaminação por ferrugem.

Cuidados práticos que ajudam a evitar os casos de desentupimentos em condomínios

No dia a dia do condomínio, é possível tomar alguns cuidados que ajudam a evitar grandes urgências.

  • Limpe as calhas com frequência e retire materiais que possam impedir que a água escoe de maneira adequada
  • Nunca ligue a canalização de coleta de água da chuva com o sistema de esgoto sanitário. Isso pode causar refluxo para dentro dos apartamentos
  • Em caso de entupimentos de colunas, cada uma deve ter, em seu pé (localizado no subsolo) tampa de inspeção para auxílio dos desentupimentos

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado!

Abrantina
Rua Cidade de Cardiff Nº42 2ºEsq 1170-095 Lisboa
211 914 715
info@abrantina.pt

Scroll to Top