Desentupimentos em condomínios: saiba tudo! (2/3)

Nesta série de artigos, estamos a falar sobre a questão dos desentupimentos em condomínios – um problema que pode gerar muito transtornos. Se você perdeu a primeira parte, pode conferi-la aqui.

Desentupimentos em condomínios e a manutenção preventiva

O ideal é que a administração do condomínio sempre contrate uma equipa de canalizadores profissionais para que, a cada seis meses em média, realize uma inspeção de todas as canalizações. Outra possibilidade é de que, nesse mesmo período, as tubagens da área comum passem por uma limpeza com jactos de água de alta pressão e, dessa forma, sejam retirados quaisquer objetos que podem estar a impedir o fluxo normal nas canalizações.

Além disso, é necessário também a participação ativa dos moradores para evitar esses problemas. Por isso, o síndico deverá conscientizá-los, para:

  • não jogar os restos de comida no lava-loiças
  • colocar ralo em todas as pias
  • jogar toda a gordura e restos de alimentos no lixo
  • não jogar pela sanita pensos higiênicos, fraldas, beatas de cigarro e outros materiais estranhos
  • não jogar fios de cabelo, plástico, restos de sabonete e outros itens pelos ralos do lavatório
  • não jogar no tanque restos de materiais de obras como cimento, areia e tinta

Qual a empresa certa para realizar os desentupimentos em condomínios?

Se você administra um condomínio e está a enfrentar uma situação de entupimento na área comum, precisa tomar alguns cuidados antes de contratar uma empresa.

Primeiro, é importante se certificar de que a empresa está apta a realizar o serviço em edifícios, pois, em alguns casos, pode ser necessário o uso de ferramentas específicas e equipas especializadas em desentupir colunas de esgoto, por exemplo. Por isso, sempre converse de antemão sobre o caso e explique em detalhes o que está a enfrentar.

Esclareça, também, de que forma será realizado o desentupimento, antes que esse ocorra. Pois, assim, você poderá preparar os moradores para eventuais transtornos, como obras na área comum, impedimento do uso de uma escada ou elevador, entre outros. Nada mais desagradável e complicado do que chegar em casa e ser surpreendido por uma obra a atravancar o caminho, não é mesmo?

Em alguns casos, a depender do serviço, será necessário que alguns moradores colaborem com as equipas, de modo a dar entrada em suas residências ou serem incomodados com o barulho e a poeira. Por isso, saiba antecipadamente tudo o que será feito e avise os moradores para que ninguém seja surpreendido.

Converse sobre prazos e explique a sua necessidade. Às vezes, as empresas podem demorar mais do que um dia para realizar o serviço. Se o seu condomínio não pode ficar dias com uma obra a atrapalhar a vida dos moradores, converse com a empresa e opte por aquela que realize todos os serviços dentro do prazo estabelecido.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

Abrantina
Rua Cidade de Cardiff Nº42 2ºEsq 1170-095 Lisboa
211 914 715
info@abrantina.pt