Fossa séptica biodigestora: saiba tudo sobre ela! (3/3)

Nesta série de artigos, estamos a falar da fossa séptica biodigestora – um método mais sustentável de tratar o esgoto doméstico e que tem sido utilizado com sucesso em zonas rurais portuguesas e também brasileiras. Se você perdeu os nossos outros artigos, pode conferir o primeiro aqui (onde falamos sobre o que é e de que maneira a fossa séptica biodigestora funciona) e o segundo aqui (com dicas importantes sobre a instalação).

Como escolher o local adequado para instalar a fossa séptica biodigestora?

Na hora de instalar a sua fossa, você deverá seguir algumas regras para que não venha a ter problemas posteriormente. Opte por um local seco (distante de áreas alagáveis e de cursos de água), com lençol freático não muito raso (com nível máximo de pelo menos 1 metro abaixo do fundo das caixas) e mais baixo que as sanitas. Evite áreas que sejam preservadas e protegidas por legislação ambiental.

O recomendado é que a fossa séptica biodigestora seja instalada a uma distância máxima de 30 metros da sanita para evitar que o efluente comece a fermentar nas tubagens, o que pode gerar maus odores.

O mais importante, contudo, é dispor de uma equipa técnica para lhe auxiliar nesse momento, e também para promover a manutenção adequada da sua fossa.

Outras maneiras de promover uma gestão sustentável do esgoto

Além das fossas sépticas biodigestoras, outras medidas auxiliam a termos uma gestão mais sustentável do esgoto. Um outro exemplo que tem sido amplamente utilizado é o reuso das águas residuárias, que são aquelas produzidas a partir do uso do chuveiro, dos lavatórios e das máquinas de lavar roupa e loiças.

Através dessa tecnologia, as águas provenientes do esgoto podem ser tratadas e reutilizadas em diversas aplicações. No caso do esgoto de origem essencialmente doméstico, a água tratada poderá ser reutilizada para fins que exigem a qualidade de água não potável, mas sanitariamente segura, como irrigação dos jardins, lavagem de pavimentos e automóveis, autoclismos, manutenção paisagística de lagos e canais com água, etc.

Quais as vantagens do reuso da água?

Os benefícios do uso dessa tecnologia estão relacionados com várias áreas como ambientais, econômicos e sociais. Veja algumas vantagens do reuso:

  • Baixo impacto ambiental
  • Aumento da disponibilidade de água para usos mais exigentes, como abastecimento público, hospitalar, etc.
  • Baixos custos de operação e manutenção
  • Redução no consumo de água potável
  • Redução da quantidade de água extraída de fontes como rios, lagos, etc.
  • Ampliação de oportunidade de negócio para empresas fornecedoras de serviços e equipamentos para esse fim
  • Aumento da reciclagem e do reuso da água
  • Redução do desperdício da água

Quais os métodos de tratamento das águas de reuso?

O tratamento das águas residuais pode ser realizado de formas variadas, como através de ETARs compactas. Para o tratamento das águas residuais domésticas, também pode-se usar as fossas biológicas.

Para quem já utiliza o reuso, algumas medidas podem ser tomadas para se reduzir o nível de tratamento, como:

  • Usar um ralo no lava loiças para evitar que restos de comida ou de outros alimentos acabem nas águas residuais.
  • Diminuir o uso de produtos químicos de limpeza como os desinfetantes com corantes.
  • Usar, sempre que possível, itens de limpeza naturais.
  • Colocar um filtro de saída das águas residuais da máquina de lavar roupa e substituir conforme o necessário.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

Abrantina
Rua Cidade de Cardiff Nº42 2ºEsq 1170-095 Lisboa
211 914 715
info@abrantina.pt

Scroll to Top