Desentupimentos em condomínios: saiba tudo! (1/3)

Se um entupimento em nossa residência já é uma situação bem incômoda, imagina quando você reside em um condomínio e este entupimento envolve outras moradias? Esta é, sem dúvida, uma questão bastante delicada e que merece ser tratada com atenção redobrada pelo síndico e a administração do prédio.

Por vezes, os entupimentos se originam devido a emergências que ocorrem com as canalizações, mas, na maior parte das vezes, o caso está relacionado à manutenção inadequada ou até mesmo a falta dela.

Uma simples tubagem estourada pode significar muitas conversas e perturbações, pois, qualquer decisão deverá ser tomada em conjunto e com o consenso de todos os moradores.

Desentupimentos em condomínios: de quem é a responsabilidade?

Em geral, quando se fala de entupimentos em condomínios, uma das primeiras questões é discutir de quem é a responsabilidade pelo reparo e demais custos envolvidos.

Essa é uma questão bem complicada e depende, principalmente, do local em que ocorreu o entupimento. Se foi um entupimento simples na sanita ou no sifão de uma das pias do apartamento, então o problema deverá ser resolvido pelo dono da residência.

Mas, se o entupimento envolver a área comum do prédio e causar refluxo ou fuga para as tubagens dos proprietários, então a administração do condomínio deverá arcar com o reparo e reembolso dos prejuízos.

Neste caso, se faz necessária uma investigação para compreender quais as causas desse entupimento, já que ele pode ter sido causado pela interrupção da vazão natural do esgoto, por sujeira acumulada, tubos rotos, velhos e enferrujados, etc. É preciso, também, ficar atento, porque nesses casos é possível que a água suja retorne pelas tubagens e acabem por inundar alguns apartamentos.

Para evitar todos esses problemas, o indicado é sempre realizar uma manutenção das canalizações do condomínio.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

Abrantina
Rua Cidade de Cardiff Nº42 2ºEsq 1170-095 Lisboa
211 914 715
info@abrantina.pt

Scroll to Top