Ralos entupidos: quais as causas e procedimentos? (3/3)

Nesta série de artigos, estamos a falar sobre um problema bastante corriqueiro no dia a dia da maioria dos lares: os ralos entupidos. Se você perdeu o início desse texto, pode conferir a primeira parte aqui (na qual falamos sobre os indícios dos ralos entupidos e as principais causas) e a segunda parte aqui (quando lhe demos dicas importantes para evitar que os ralos fiquem entupidos).

Estou com um ralo entupido, e agora?

A primeira coisa a fazer é analisar a situação. Retire o excesso de água do local e desmonte o ralo com o auxílio de uma chave de fenda. Depois, veja se há presença de algum material sólido que pode ser facilmente retirado, como cabelos, cotonetes, restos de alimento ou outros itens que podem estar a impedir o escoamento de água. Se precisar, use um desentupidor manual.

Nesse caso, coloque um pouco de água na pia e faça movimentos vigorosos de puxa e empurra, visando criar pressão no ralo e retirar o material que está a obstruir a canalização. Se não conseguir, deite um pouco de água quente com detergente pela tubagem e repita o procedimento.

Você também poderá deitar pelo ralo uma mistura de meio copo de bicarbonato de sódio com meio copo de vinagre. Tampe o ralo e espere agir. A solução é efervescente e os gases provenientes dela não devem ser inalados. Ela ajudará a dissolver o material que está parado na tubagem. Então, deite um pouco de água quente pelo ralo e veja se a água está a escoar normalmente.

Se nada funcionar, desmonte o sifão e limpe-o. Em geral, sifões com acúmulos de materiais tendem a impedir o bom funcionamento dos ralos. Você também poderá conferir como está a manutenção da sua caixa de gordura, se for necessário, faça a limpeza.

Mas, se nada surtir efeito, chame um canalizador experiente para resolver a sua situação.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado!

Abrantina
Rua Cidade de Cardiff Nº42 2ºEsq 1170-095 Lisboa
211 914 715
info@abrantina.pt