fossa septica
Fossa séptica: você sabe como funciona? (1/3)
4 Outubro, 2016
fossa septica
Fossa séptica: você sabe como funciona? (3/3)
18 Outubro, 2016

Fossa séptica: você sabe como funciona? (2/3)

fossa septica

Nesta série de artigos, estamos a abordar o funcionamento, a instalação e os cuidados que você deve ter com a sua fossa séptica. Se você perdeu a primeira parte, pode conferir aqui. Nela, nós discorremos sobre o que é uma fossa séptica e de que maneira ela funciona.

Lembrando, sempre, que é muito importante que você tenha auxílio de uma equipa especializada tanto na instalação, como na limpeza e na manutenção da sua fossa séptica – de maneira a garantir que ela continue a funcionar por muitos anos.

Onde as fossas devem ser localizadas?

O ideal é não instalar as fossas sépticas muito próximas das residências para evitar o mau cheiro. Mas, elas também não devem ficar muito distantes, pois, assim, evita-se o uso de tubagens muito longas, que são muito caras e exigem fossas mais profundas.

Por isso, recomenda-se que a fossa seja instalada a cerca de 6 metros da moradia e que seja construída ao lado da casa de banho, de modo a evitar curvas nas canalizações.

Outra recomendação é que as fossas fiquem num nível mais baixo do terreno e distante de poços ou outras fontes de captação de água, com, no mínimo, 30 metros de distância dessas áreas, para evitar contaminações no caso de uma eventual fuga de água.

Qual o tamanho e a capacidade de uma fossa séptica?

O tamanho e a capacidade da fossa irão depender do número de pessoas que residem no local. Ela é, em geral, dimensionada em função de um consumo médio de 200 litros de água por pessoa. Porém, sua capacidade nunca deve ser inferior a 1000 litros.

Na hora de dimensionar a melhor fossa séptica para a sua família leve em consideração o tamanho da propriedade, o tamanho do local, a frequência de utilização, entre outros hábitos da sua família.

Quais os tipos de fossas sépticas?

As fossas sépticas podem ser de dois tipos:

  • pré-moldadas: possuem o formato cilíndrico e podem ser, independente da sua capacidade: inteiriças (constituídas de uma única peça) ou de anéis (com encaixes por sobreposição).
  • feitas no local: possuem o formato retangular e para funcionar adequadamente devem seguir algumas medidas:
Número de pessoas Comprimento Largura Altura Capacidade (litros)
Até 7 2 0,9 1,5 2160
Até 10 2,3 0,9 1,5 2480
Até 14 2,5 0,9 1,5 2700
Até 21 2,7 1,2 1,5 3890
Até 24 3,2 1,2 1,5 4600

Uma maneira fácil e econômica de construir esse tipo de fossa é usar blocos de concreto e placas pré-moldadas de concreto. Lembre-se que as paredes devem ser feitas de blocos de concreto de 15 centímetros ou 20 centímetros de largura.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

Abrantina
Rua Cidade de Cardiff Nº42 2ºEsq 1170-095 Lisboa
211 914 715
info@abrantina.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *